ISO45001- SAÚDE E SEGURANÇA OCUPACIONAL
O QUE É
.A ISO 45001 é uma norma que indica políticas para as organizações protegerem os trabalhadores de riscos ocupacionais
enquanto melhoram a produtividade.
Apresenta abordagens práticas e ferramentas para organizações, instituições nacionais competentes, empregadores, trabalhadores e outros parceiros no estabelecimento, implementação e melhoria da segurança no trabalho e sistemas de gestão da saúde, com o objetivo de reduzir lesões relacionadas ao trabalho, saúde, doenças, incidentes e óbitos.
Os requisitos desta norma devem ser aplicados para a criação de um sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional apoiados pelas leis e regulamentos nacionais.
Eles também fornecem informações precisas sobre desenvolvimento de acordos voluntários para fortalecer o cumprimento das normas e padrões, o que, por sua vez, leva à melhoria contínua todo desempenho da Saúde e Segurança Ocupacional na empresa.
A ISO 45001
A norma ISO 45001 expõe requisitos mínimos para a construção de um sistema de gestão de Saúde e Segurança Ocupacional onde a organização deve estudar os perigos e riscos do trabalho aos quais os trabalhadores (próprios ou terceirizados) podem estar expostos.
OBJETIVO
O principal o objetivo é reduzir, progressivamente, os riscos envolvidos nas operações da empresa, através de uma avaliação uniforme dos sistemas de saúde e segurança.
Além de:
O QUE A EMPRESA PODE GANHAR COM A ISO45001?
CERTIFICAÇÃO E SELO DE QUALIDADE
A implantação da ISO 45001 retrata a preocupação da empresa com a integridade física de seus colaboradores e parceiros.
O envolvimento e participação dos funcionários e da alta direção no processo de implantação desse sistema de qualidade é, assim como outros sistemas, de fundamental importância.
O QUE MUDOU COM A ISO 45001
A ISO 45001 é a nova norma internacional para saúde e segurança ocupacional (SSO) que substituiu a norma OHSAS 18001.
QUAIS AS PRINCIPARIS DIFERENÇAS EM RELAÇÃO A OHSAS 18001?
A ISO 45001 concentra-se na interação entre a organização e seu ambiente de negócios, enquanto a OHSAS 18001 foi focada na gestão de riscos de SSO e outros problemas internos.
Outras mudanças importantes são:
• A ISO 45001 é baseada em processos enquanto a OHSAS 18001 é baseada em procedimento;
• A ISO 45001 considera riscos e oportunidades enquanto a OHSAS 18001 trata exclusivamente de risco;
• A ISO 45001 inclui as opiniões das partes interessadas, parte que não existia na OHSAS.
Esses pontos representam uma mudança significativa na forma como o gerenciamento de saúde e segurança é percebido. A SSO já não é tratada como uma parte específica da organização, mas deve ser vista na perspectiva de executar uma organização sólida e sustentável.
NOSSO TRABALHO
Preparar sua empresa para conquistar essa certificação e se destacar no mercado.